sexta-feira, 2 de julho de 2010

Não há nada a ser esperado nem exasperado...

Caio Fernando Abreu,escreveu: “Não há nada a ser esperado nem exasperado. Será?
Não acredito muito nisso. Se não esperamos nada da vida, qual o motivo de viver? Qual o motivo de continuar dia após dia naquele seu trabalho horrível, com aquela sua família que nem você acredita haver solução, desacreditando de você mesmo. Pra quê? Pra que isso?Porque não pegamos uma arma e metemos logo a bala nas nossas cabeças?

Pura mentira! Se vivemos, esperamos algo. Esse algo pode não ser o algo que todos almejam mas ainda assim, é algo. E não deixa de ser importante! Porque é esse algo que nos impulsiona a continuar. Crermos. Termos esperança. Acreditar que nada é imutável,tudo sofre mudanças e mudanças são apenas questões de adequações,sobretudo à do pensar.Tudo muda e se muda não é igual passa a ser diferente,podendo esse diferente ser o que você almejava ou não. Conseguiu o que almejava? Ótimo,valeu a pena acreditar em alguma coisa. Se não, isso mostra que você não foi covarde,que em meio a possibilidade do negativo você se arriscou, decidiu correr riscos. E isso em momento algum deixou de ser esperançoso.

E exasperado? Somos assim. É típico do ser humano. Se esse algo que tanto almejamos não chega,nos exasperamos, nos angustiamos. E a angustia também é imprescindível na vida.Quando digo impreescindível não me refiro àquela pessoa amargurada,que está sempre cabisbaixa que provavelmente já desacreditou em tudo e apenas continua a viver por covardia,ser um morto vivo mas sim àquela que vê na angustia algo positivo,que nos momentos de tristeza é através dela consegue pensar claramente sobre as coisas mais simples da vida e através de tal sentimento conseguimos pensar melhor e nos sentirmos mais motivado pra continuar.É um ciclo: exasperamos,conseguimos, angustiamos, exasperamos, conseguimos, angustiamos...e assim vamos levando. É necessário nos angustiarmos pra que nos exasperemos com determinada situação e continuar. Esse ciclo é o que move a vida. Estamos sempre exasperados para que possamos esperar algo ou por esperarmos e aí sim nos exasperarmos. Mas um está ligado ao outro. A frase deveria ser acrescida do “como” e assim ser: “Como não esperarmos e exasperamos nada?”
E os que não esperem nada dela e nem se exasperam acreditando piamente no que o autor escreveu,por favor, abram o armário da dispensa e peguem o veneno,você provavelmente não passa de um morto vivo.

2 comentários: